Peças e Acessórios p/ Autos

Como perceber se os amortecedores precisam ser trocados?

04/02/2010 09:42

 Como perceber se os amortecedores precisam ser trocados?

Respostas para as principais dúvidas automotivas

OFICINA

 É possível perceber no dia-a-dia se os amortecedores estão velhos e precisam ser trocados? Há barulhos ou sensações que indiquem isso?

Basta pequenos exercícios no dia-a-dia para saber se chegou a hora dos seus velhos amortecedores darem espaço à novas peças. Quem dá a dica é o especialista e proprietário da oficina Impacto Especiais, Sérgio Albuquerque. Segundo ele, pessoas que rodam com o carro diariamente podem perceber o problema facilmente. “Quando você usa o carro todos os dias, cria uma sensibilidade sobre ele”, explica.

De acordo com o especialista, um amortecedor velho pode ser facilmente identificado passando sobre uma lombada, por exemplo. “O lado que estiver com o amortecedor velho, afunda mais facilmente”, afirma. Ainda em uma curva, também é possível notar se o carro afunda mais de um lado do que do outro.

Olhar para o amortecedor também pode ser uma boa para descobrir se há problemas. Ele tende a “suar” quando antigo, permitindo a penetração de poeira e outras sujeiras. “Já tive casos de peças estouradas sem o dono perceber. Se houver pingos de óleo sob a roda, a chance de estar disso ter acontecido é grande”, completa. Sérgio afirma que os ruídos por desgaste de borrachas são comuns, mas o de amortecedores são diferentes. “São batidas fortes, com barulho seco, facilmente o motorista percebe”, finaliza. 

https://globoesporte.globo.com/Esportes/Rss/0,,AS0-9645,00.xml
Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.